Resultados físicos da temida ANSIEDADE
- Dr. Paulo SARTORI
- 23 de fev. de 2016
- 1 min de leitura

Vida agitada, estresse, tempo curto, trânsito, dificuldades financeiras, medo do futuro, insegurança... Hoje em dia é raro alguém que não faça algum comentário sobre essas complicações no nosso dia a dia. E o resultado é a ANSIEDADE.
Há quem diga que esta é a doença do século, superando até a famigerada depressão. Acredito nisso também e, certamente, viver ansioso pode gerar consequências, a médio
e longo prazos, muito nocivas à saúde. Cada especialista na sua área médica poderia discorrer longamente sobre estes efeitos. A minha área é a Odontologia e dou aqui o meu testemunho. A tensão intensa e constante dos músculos da face, muito presente nos estados de ansiedade, pode provocar sérios problemas. Ao hábito inconsciente de apertar os dentes ou raspar os dentes inferiores contra os superiores, dá-se o nome de bruxismo. No estado de ansiedade, o indivíduo, mesmo não tendo bruxismo,muitas vezes, sem perceber, pode apertar intensamente os dentes, principalmente à noite, gerando dores musculares na face e pescoço, dores nos dentes e no periodonto. Nos momentos emocionalmente complexos e geradores de tensão e ansiedade é que precisamos nos centrar e econtrar maneiras de contornar os efeitos. O que pode ajudar e muito é a prática regular do Yoga que nos proporciona, além de outros inúmeros benefícios, uma consciência corporal que nos permite controlar melhor as respostas corporais aos momentos de grande tensão e ansiedade.
Fonte da Imagem: http://www.espacolaboral.com.br/espaco-saude/id/61
Comments