top of page

A melhor professora do mundo


“Mãezinha do Céu, eu não sei rezar

Só sei dizer que quero te amar

Azul é teu manto, branco é teu véu

Mãezinha eu quero te ver lá no céu (...)”

(Canto da tradição brasileira)

Hoje dedico este texto a minha mãe, Alda.

Muitas e muitas vezes adormeci embalada por essa canção nos braços de minha mãe.

Nasci numa família de músicos. Mas, a minha mãe, especialmente, é, e sempre foi, muito musical. Ela cantou para mim desde o ventre...

Mas, será que todas as mães cantam pra seus filhos?

Não imagino um bebê que não inspire um cantarolar de uma mãe entregue... Cantar pra um bebê é quase um instinto materno.

Minha mãe cantava pra eu e minhas irmãs dormirmos, criava músicas pra nos acordar, pra fazer a gente comer, pra quando brigávamos... (ela é muito criativa!). E também haviam os momentos em que todos cantávamos juntos!

A voz materna é a primeira referência de voz que conhecemos e que reconhecemos ao nascer. Só a voz falada da mãe já traz segurança e conforto para criança. Mas se a mãe cantar ela vai formando uma memória musical na criança. E um dia ela cantará para você!

A minha mãe, que ainda hoje canta, foi a minha primeira professora de canto.

Toda a mãe é a primeira e melhor professora do mundo!


bottom of page