top of page

Escova elétrica: como usar


Já há algum tempo venho observando o resultado do uso contínuo da escova elétrica no controle da placa bacteriana em meus pacientes. Pude perceber que o resultado pode ser ótimo se a escova for usada corretamente. Mas não se desfaça ainda da sua escova tradicional, ela é muito útil. Acho que o ideal é utilizar as duas, além do uso imprescindível do fio dental, para conseguir realizar uma higiene digna dos aplausos do seu dentista.

Mas precisamos de tudo isso¿ Sim, precisamos. E precisamos principalmente não ter preguiça. Uma higiene oral de qualidade demora uns quatro minutos. Se você leitor resolver medir o tempo que gasta vai perceber que dificilmente passa de um minuto e meio.

Vou descrever aqui o que, com a minha experiência profissional, acredito ser uma higiene de qualidade.

Inicialmente pegue a sua escova comum (de cerdas macias) e faça uma escovação nos dentes (sem fazer muita pressão), em toda a superfície da língua e na mucosa da gengiva e bochechas. Em seguida use o fio dental em todos os espaços interdentais, sempre lembrando que em cada espaço há duas superfícies dentárias a serem limpas. Faça isso com cuidado e delicadeza. Leve o fio, em cada uma das superfícies, até ele entrar levemente no espaço entre o dente e a gengiva (sulco gengival), faça um breve movimento de vai e vem com o fio e pronto, passe para o espaço interdental seguinte. E finalmente pegue a sua ESCOVA ELÉTRICA para fechar com chave de ouro.

A escova elétrica não deve ser usada como uma escova de dentes comum. Ao usá-la temos que ter em mente que vamos limpar individualmente cada dente. Posicione a cabecinha redonda da escova elétrica na superfície do dente e, olhando no espelho, apenas vá adaptando a escova em toda a superfície curva do dente, face por face. Parece que tudo isso vai levar uma eternidade, mas não vai não. Com a prática diária, em pouco tempo você vai perceber que quatro minutos, no máximo cinco, são suficientes para uma limpeza bem feita.

Venho orientando os meus pacientes desta maneira e tenho observado clinicamente os resultados muito bons no controle da gengivite.

Portanto, mãos à obra.

Abraço a todos.


bottom of page